sábado, maio 31, 2008

Noite UP'S

Esta sexta feira que passou, vivemos uma noite diferente. Deixo-vos com um texto que a Ângela nos fez (desde já obrigado!):

Bora lá? Noite UPS (upa p'o Sameiro) Uma directa com Deus? Aceitas o desafio?

No passado dia 23 de Maio alguns elementos do Fé e Missão “incorporados” no Grupo de Jovens de Ribeirão participaram naquela que foi uma verdadeira directa na presença de Deus: a noite UP’S!

Para quem ainda não ouviu falar desta dinâmica, a noite UP’s consiste numa caminhada desde o Mire de Tibães até ao Sameiro (Braga), durante a qual são realizadas várias actividades aquando as paragens feitas durante a mesma.

A grande temática desta caminhada foi o Sonho, na qual fomos desafiados a reflectir sobre a questão: “És daqueles que ainda acredita em sonhos?

Esta caminhada foi mais uma forma de aproximar os Jovens de Deus e de sentir a sua presença em nós.

No Mire de Tibães, onde teve início a caminhada podemos visualizar um filme que nos elucidou sobre a importância de sonhar e de acreditar nos sonhos. Só com a capacidade de sonhar e ambicionar podemos ir mais além e descobrir o que Deus quer de nós e que sentido tem a nossa vida. Ouvimos ainda uma história que nos alertou para o facto de sermos capazes de acreditar mesmo sem as manifestações fantásticas de Deus, e que a felicidade pode estar nas pequenas e mais simples coisas da vida bem como o quão importante é darmos valor aquilo que temos em vez de nos lamentarmos pelo que não temos.

Na noite da caminhada podemos também presenciar momentos de verdadeira magia. Sim, magia pois tivemos direito também à presença de Bruxas (que liam o futuro), de tocadores de flauta e de Reis vindos do reino dos sonhos!

Na primeira paragem, o “FANTASTIC VALLEY” podemos reflectir sobre a importância que tem a coragem de sonhar, recordando aqueles que, antes de nós, foram capazes de mudar o mundo através do sonho. A realidade só é possível de alcançar se acreditarmos não deixarmos de acreditar no impossível e em tudo o que é “fantástico” aos nossos olhos.

O “APOCALIPSE NOW” constitui a segunda paragem, durante a qual foi feita uma abordagem aos sonhos que, na verdade, não são sonhos: as tentações! Os desejos e vontades que nos regem podem muitas vezes ser fruto do apelo do meio que nos envolve. As tentações conduzem-nos à dúvida e aos MEDOS, as barreiras que nos impedem de avançar. A nossa vida é uma descoberta constante de todos os medos e das estratégias para os enfrentar e lutar contra eles, pois só assim é possível sonhar…

A terceira e última paragem, “BAI UMA CHARLA”, sensibilizou-nos para aqueles que vivem presos à realidade e não conseguem nem sabem sonhar e entregar-se aos sonhos. Não são capazes de utilizar uma das suas maior potencialidades enquanto seres humanos: a criatividade!

Cansados, mas de forma alguma desanimados chegamos, por fim, ao Sameiro, onde se deu por terminada a nossa longa caminhada, finalizada com uma pequena cerimónia orientada pelo Padre Marcelo.

A viagem mais importante: daquilo que sou, àquilo que quero ser!

Ângela Azevedo

sexta-feira, maio 30, 2008

Numeros que fazem pensar

Há poucos dias a Aminstia Internacional revelou o relatório anual de violações dos direitos humanos no mundo.
Os numeros e as situações continuam a ser trágicos.
Fica aqui um pouco do que uma raça a que chamamos “humana” e dotada de inteligência, é capaz de fazer contra os seus semelhantes:

a

a
Na primeira metade de 2007 perto de 250 mulheres foram mortas no Egipto por maridos violentos ou por membros da família. Em média, são violadas duas mulheres por hora.

1,252 pessoas foram executadas pelos seus próprios governos, em 24 países, durante o ano de 2007; no entanto, 104 países votaram a favor de uma moratória global à pena de morte.

A Amnistia Internacional documentou casos de tortura e outros tratamentos crueis, desumanos ou degradantes em mais de 81 países durante o ano de 2007. a

O relatório da Amnistia Internacional realça pelo menos 23 países com leis discriminatórias para as mulheres, pelo menos 15 países com leis que discriminam os migrantes e pelo menos 14 países com leis que discriminam as minorias.
a
No final de 2007, mais de 600 pessoas estavam detidas sem acusação, julgamento ou acompanhamento judicial, na base aérea norte Americana de Bagram, no Afeganistão e 25.000 estavam detidas pelas Forças Multinacionais no Iraque.
a
54 países foram referidos no Relatório de 2008 da Amnistia Internacional por conduzirem julgamentos injustos.
a
Os números da Amnistia Internacional mostram que cerca de 800 pessoas estiveram detidas na Baía de Guantánamo desde a abertura das suas instalações, em Janeiro de 2002.
a
Cerca de 270 pessoas continuam lá detidas em 2008, sem acusação ou processo legal correspondente.
a
Em 2007 mais de 550 bloqueios e restrições feitas pelos militares israelitas impediram os movimentos de Palestinianos, entre as cidades e aldeias na Cisjordânia.
a
A Amnistia Internacional identificou 45 países que detêm Prisioneiros de Consciência.

77 países restringiram a liberdade de expressão e de imprensa.
aa
Crê-se que milhares de pessoas foram detidas durante a repressão dos protestos no Myanmar, em 2007. A Amnistia Internacional estima que cerca de 700 pessoas continuem sob detenção.
a
No Darfur o genocidio parece não ter fim. Todos os dias ocorrem mortes e violações de mulheres e crianças. Os numeros são tragicos, mais de 200 mil mortos oficiais, porque na realidade estima-se que já ultrapassem os 500 mil.
a
Pelo menos 39 membros de sindicatos foram mortos na Colômbia em 2007, 22 morreram nos primeiros 4 meses deste ano.14% da população do Malawi vive com VIH/SIDA em 2007. Deles, apenas 3% tem acesso a medicamentos retrovirais gratuitos. Um milhão de crianças são órfãs, devido a mortes relacionadas com o VIH/SIDA.

quarta-feira, maio 28, 2008

Mandamentos do casal feliz

Num momento da história em que cada vez mais o casamento é banalizado e os divórcios disparam para números nunca vistos, uma equipa norte-americana de psicólogos e especialistas no aconselhamento de casais em conflito elaborou os Dez Mandamentos para a Vida a Dois.
Se fossem postos em prática talvez muitos problemas seriam ultrapassados.
a
a

1º- Os dois nunca devem irritar-se ao mesmo tempo. Isto significa evitar a explosão. Quanto mais a situação é complicada, mais a calma é necessária.

2º- Nunca gritar um com o outro, a não ser que a casa esteja em chamas. Quem tem bons argumentos não precisa de gritar. Quanto mais alguém grita, menos é ouvido.

3º- Se alguém deve ganhar a discussão, deixe que seja o outro. Perder uma discussão, pode ser um acto de inteligência e amor.

4º- Se for inevitável criticar, faça-o com amor. A outra parte precisa entender que aquilo que foi dito, tem o objectivo de aproximar e não separar.

5º- Nunca atirar à cara do outro os erros cometidos no passado. A pessoa é sempre maior que os seus erros. E ninguém gosta de ser caracterizado pelos seus defeitos.

6º- Não seja desagradável com qualquer pessoa, menos com o seu cônjuge. Na vida a dois tudo pode e deve ser importante. A felicidade nasce das pequenas coisas.

7º Nunca ir dormir sem ter chegado a um acordo. Se isto não acontece, amanha o problema será maior.

8º- Pelo menos uma vez ao dia, diga ao seu parceiro uma palavra de agrado. Muitos têm reservas enormes de ternura, mas esquecem-se de o dizer em voz alta.

9º- Se cometer um erro prepare-se para admiti-lo e pedir desculpas. Admitir um erro não é humilhação. A pessoa que admite o erro demonstra ser honesta.

10º- Quando um não quer, dois não brigam. É a sabedoria popular que ensina isto. Mas esta mesma sabedoria lembra que «Dois bicudos não se beijam…» Alguém tem de tomar a iniciativa, quebrar o ciclo.
Tomar iniciativa é gesto de maturidade e amor.

Um católico deve confiar e agradecer a Deus por ter instituído um sacramento para unir e santificar a vida a dois: o matrimónio.
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa(Revista Cruzada Junho 2008)

quinta-feira, maio 22, 2008

Espírito de Amor

*Desenhado por Marta Ribeiro (FM-Sul)*

Qual é a mensagem que retiras desta imagem para a tua vida?

segunda-feira, maio 19, 2008

Este Domingo foi o Domingo da Santissima Trindade, na homilia que ouvi, foi contada uma história que achei interessante partilhá-la:

Conta-se que Santo Agostinho andava a passear na praia a meditar sobre este mistério da Santíssima Trindade. Enquanto caminhava, observou um menino que tinha um balde com água. A criança ia até o mar, trazia a água e deitava-a dentro de um pequeno buraco que havia feito na areia. Após ver repetidas vezes o menino fazer a mesma coisa, resolveu interrogou-o:
-"Que estás a fazer?"

O menino, olhando-o, respondeu com simplicidade:
-"Quero colocar a água do mar neste buraco".
Santo Agostinho sorriu e respondeu-lhe:
-"Mas tu não percebes que isso é impossível mesmo que trabalhes toda a vida? O mar é infinitamente grande. Nunca o irás conseguir colocar aí todo dentro desse pequeno buraco…".

Então, novamente olhando para Santo Agostinho, o menino respondeu-lhe:

-"Ora, é mais fácil a água do mar caber nesse pequeno buraco do que entenderes o que estás a pensar".

O homem é infinitamente pequeno e Deus é infinitamente grande!

quarta-feira, maio 14, 2008

13 de Maio em Fatima

Mais uma vez a peregrinação ao santuário de Fátima juntou milhares de pessoas, num total estimado em cerca de 200 mil.


Este ano o santuário abriu o coração ao Darfur e propôs que o ofertório revertesse a favor das vítimas do conflito.
a
a
a
"As Nações Unidas e a comunidade internacional estão altamente preocupadas com o conflito no Darfur: morreram já duzentas mil pessoas; mais dois milhões e meio tiveram de abandonar as suas terras. Com este acto excepcional, respondemos a um apelo da Igreja do Sudão. Cristãos, muçulmanos e outros são todos nossos irmãos. O pouco ou muito que podemos oferecer – nem que seja um cêntimo, como o óbulo da viúva – será um sinal da nossa solidariedade cristã", foi referido no início do Ofertório da Eucaristia internacional aniversária de Maio 2008.
O dinheiro será entregue à Cáritas que o fará chegar às vitimas do genocídio.

segunda-feira, maio 12, 2008

Espirito Santo, o que é?

“Deus amassou o barro, e insuflou nele o Seu alento, de modo que o Homem se tornou um Vivente” (Gen 2, 7)

O Espirito Santo, é talvez esse sopro que ele nos colocou. É o que nos faz um barro especial, pois somos um barro que não está oco por dentro.

Em várias passagens da Biblia, vemos o Espirito Santo representado em diferentes elementos da Natureza, como a água, vento, fogo, pomba...

Na água, fonte da Vida. “o Espírito sobrevoava as águas” (Gen 1, 2).
No nosso baptismo, o Espirito Santo vem até nós.

No vento, assim como o moinho precisa do vento para trabalhar, assim o nosso coração também precisa do Espirito Santo para poder viver.

No fogo, todos sabemos a força deste elemento, força que nem o homem consegue vencer, é como o Espirito de Deus.

Foi neste Domingo, o dia do Espirito Santo, sugiro façamos esta oração:

quarta-feira, maio 07, 2008

Fatima Jovem 2008

Este mês o encontro do grupo Fé e Missão realizou-se em Fátima integrado no Fátima Jovem.
Para alem de participarmos em algumas das actividades do Fátima Jovem, tivemos tambem mais uma vez presente o Darfur. Infelizmente o genocidio continua e muita gente ainda não sabe nada acerca de Darfur.
A maior parte do nosso sabado serviu para sensibilizarmos os jovens sobre o drama humanitario em Darfur e tambem para a angariação de fundos nomeadamente com a venda do CD “Frágil”.
O domingo começou bem cedo, pois tinhamos como missão encher cerca de 1000 balões que serviram para dinamizar a celebração da Eucaristia.Mais uma vez fomos familia durante um fim-de-semana passado junto aos pés de Maria.

aaaaaaaaaaaaaaaaa(Exposição por Darfur)

aaaaaaaaaaaaaaaa (P. Leonel no seu Melhor)

aaaaaaaaaaaaaaaaaa ( Oração no Paulo VI)


aaaaaaaaa (Interior da Basilica da Santissima Trindade)


aaaaaaaaaaaaaaaaaa (Procissão de Velas)

aaaaaaaaaaaaaaaaaa(A encher balões)

aaaaaaaaaaaaaaaaa (Lançamento dos Balões)

aaaaaaaaaaaaaaa (Vista aerea dos balões...LOL)
aaaa
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa(Adeus)

quinta-feira, maio 01, 2008

Maria


Este mês é especialmente dedicado a Maria, e a todas as mães. Pois foi em Maio, que Nossa Senhora apareceu pela primeira vez aos pastorinhos de Fátima.

Maria foi a mulher que acolheu a palavra de Deus, e disse sim ao plano que Deus tinha para ela.

Ela é exemplo para nós de entrega a Deus e aos homens.

"Sim, aqui e em toda a Igreja, no coração de cada um dos homens e no mundo inteiro: sede bendita ó Maria, nossa Mãe dulcíssima!" Por Papa João paulo II